Tamanho do texto maiorTamanho do texto pequeno
E-Mail
Senha
 
 
  Esqueci a senha  
  Acesso bloqueado  
  Cadastre-se

 
  Notas e Notícias
  Perguntas & Respostas
  Nutriletter
  Teses e monografias
  Diretrizes e Legislação
  Manuais
  Anais de Congressos
  Entrevistas
  Aulas
  Tabelas
  Pirâmides
  Cálculos
  Livros
  Links
  Glossário
 
  Anorexia e Caquexia
  Diabetes
  Imunonutrição
  Fibras
  Nutrição Parenteral
  Probióticos
  Nutrição e Saúde Ideal
  Suplementos Orais
  Terapia Nutricional
  Nutrição Enteral
  Paciente Crítico
  Lipídios em NE
  Nut. Perioperatória
  Fibras em NE
  Nutrição Clínica
  Fórum HMB
  Nutribunal & NSI 2012
  Probióticos em cápsulas
 
  Nutrirepórter
 
  Enquete
  Cartas
  Agenda de eventos
  Ajuda
  Fale Conosco
 
  Quem Somos
  Mapa do Portal
 
  ICNSO
  GANEP
 

 
 
 


 
 
DETALHES - P&R

Autor(a):       Camila Garcia Marques
Data:             03/03/2006 16:18:46


Qual o significado do símbolo do nutricionista?

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) regulamenta os sinais distintivos da profissão de nutricionista que envolvem o símbolo (formado pela balança, serpente, trigo e escudo) e o anel de grau. As características oficiais do símbolo são determinadas na Resolução CFN no. 343/2004. O anel de grau do nutricionista é confeccionado em ouro, com pedra verde esmeralda e fixação do símbolo, em alto relevo, nas laterais.

A balança que compõe o símbolo tem a significação do equilíbrio; o eixo fica localizado na parte central do escudo; a base e a metade esquerda do eixo da balança, bem como seus pratos são preenchidos na cor verde. O site do Conselho Federal de Nutricionistas indica qual o tom oficial da cor que deve ser usado, de acordo com uma escala utilizada em impressão comercial. A cor verde foi definida como representativa da profissão de nutricionistas, por representar os cursos da área da saúde.

A serpente tem o significado da saúde; o movimento da serpente inicia-se por trás do eixo, prossegue enrolando-se no eixo da balança, de baixo para cima, da direita para a esquerda, repetindo este movimento mais uma vez; o preenchimento é na cor branca, sendo que suas bordas são preenchidas na cor verde.

O trigo tem a significação do alimento; dois ramos de trigo são dispostos fora do escudo, contornando a lateral, de baixo para cima até a altura dos pratos da balança; o preenchimento é na cor branca, sendo que suas bordas são preenchidas na cor verde.

O escudo envolve a balança e a serpente; o preenchimento é na cor branca, sendo que seu contorno é preenchido na cor verde. A escala é a mesma que a anterior.

Pergunta enviada pela leitora Lorena Bahia.


Referência (s)

Resolução CFN N° 343/2004 - Dispõe sobre os sinais distintivos da profissão de nutricionista e dá outras providências. Disponível em: http://www.cfn.org.br/legislacao/resolucao/res343.htm. Acessado em 02-03-06.




 
 




In compliance since 2001




 
 
Copyright by Nutritotal. Todos os direitos reservados.     Tecnologia : Fermo Sistemas .     Design gráfico : Junco Estúdio Gráfico    Videos : PW Video Server