Tamanho do texto maiorTamanho do texto pequeno
E-Mail
Senha
 
 
  Esqueci a senha  
  Acesso bloqueado  
  Cadastre-se

 
  Notas e Notícias
  Perguntas & Respostas
  Nutriletter
  Teses e monografias
  Diretrizes e Legislação
  Manuais
  Anais de Congressos
  Entrevistas
  Aulas
  Tabelas
  Pirâmides
  Cálculos
  Livros
  Links
  Glossário
 
  Anorexia e Caquexia
  Diabetes
  Imunonutrição
  Fibras
  Nutrição Parenteral
  Probióticos
  Nutrição e Saúde Ideal
  Suplementos Orais
  Terapia Nutricional
  Nutrição Enteral
  Paciente Crítico
  Lipídios em NE
  Nut. Perioperatória
  Fibras em NE
  Nutrição Clínica
  Fórum HMB
  Nutribunal & NSI
  Probióticos em cápsulas
 
  Nutrirepórter
 
  Enquete
  Cartas
  Agenda de eventos
  Ajuda
  Fale Conosco
 
  Quem Somos
  Mapa do Portal
 
  ICNSO
  GANEP
 

 
 
 
 
 
DETALHES - Notas e Notícias


Intervenção nutricional com soja beneficia pacientes com hepatite C crônica

Data:            10/08/2012
Autor(a):       Rita de Cássia Borges de Castro
Fotógrafo:    Rita C. B. Castro


Estudo publicado por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia na revista World Journal of Gastroenterology concluiu que a intervenção nutricional com soja deve ser considerada em pacientes com hepatite C crônica, pois apresentou efeitos benéficos na melhora da inflamação e esteatose hepática.

Trata-se de um estudo clínico prospectivo, randomizado e duplo-cego, que avaliou 160 indivíduos com hepatite C crônica. Os pacientes foram divididos igualmente em dois grupos (n= 80). Cada grupo recebeu a suplementação com 32 g de proteína por dia durante doze semanas. Porém, o grupo controle foi suplementado com proteína animal (caseinato de cálcio) e o grupo intervenção foi suplementado com proteína vegetal (soja integral em pó).

Os pacientes foram orientados a dissolver o suplemento em água, suco, sopa, mingau ou em frutas. Além disso, os pacientes receberam orientações dietéticas para promover a alimentação saudável e controle de peso. Foi realizado um aconselhamento dietético destinado a promover a ingestão de uma dieta normocalórica, normolipídica e com 1,5 g de proteína/kg de peso corporal por dia para ambos os grupos.

Os pesquisadores observaram que 48,1% dos pacientes estavam com sobrepeso, 43,7% tinham acúmulo de gordura abdominal, 34,7% apresentaram esteatose hepática e 36,3%  resistência à insulina. Houve redução da esteatose hepática em ambos os grupos, no entanto, observou-se que os pacientes do grupo soja apresentaram 75% menor chance de desenvolver esteatose hepática. Além disso, houve redução significativa nos níveis de alanina aminotransferase (ALT) no grupo da soja. Níveis elevados de ALT indicam doença com maior atividade.

“Nosso trabalho é caracterizado pela sua originalidade, uma vez que avaliou o impacto da intervenção nutricional da soja em uma população de pacientes infectados com do vírus da hepatite C. Para nosso conhecimento, este é o primeiro estudo a mostrar que a suplementação de proteína de soja diminui os níveis de ALT e reduziu a esteatose hepática”, destacam os autores.

“Portanto, a suplementação com proteína de soja deve ser considerada no manejo nutricional de pacientes com hepatite C crônica. No entanto, mais ensaios clínicos são necessários para confirmar nossos resultados”, concluem.

Leia mais

L-carnitina melhora padrão hematológico em pacientes com hepatite C




Referência(s)

Oliveira LPM, de Jesus RP, Boulhosa RSSB, Mendes CMC, Gnoatto MC, Lemaire DC, et al. Effect of soy protein supplementation in patients with chronic hepatitis C: A randomized clinical trial. World J Gastroenterol. 2012;18(18):2203–2211.






 
 




In compliance since 2001




 
 
Copyright by Nutritotal. Todos os direitos reservados.     Tecnologia : Fermo Sistemas .     Design gráfico : Junco Estúdio Gráfico    Videos : PW Video Server