Tamanho do texto maiorTamanho do texto pequeno
E-Mail
Senha
 
 
  Esqueci a senha  
  Acesso bloqueado  
  Cadastre-se

 
  Notas e Notícias
  Perguntas & Respostas
  Nutriletter
  Teses e monografias
  Diretrizes e Legislação
  Manuais
  Anais de Congressos
  Entrevistas
  Aulas
  Tabelas
  Pirâmides
  Cálculos
  Livros
  Links
  Glossário
 
  Anorexia e Caquexia
  Diabetes
  Imunonutrição
  Fibras
  Nutrição Parenteral
  Probióticos
  Nutrição e Saúde Ideal
  Suplementos Orais
  Terapia Nutricional
  Nutrição Enteral
  Paciente Crítico
  Lipídios em NE
  Nut. Perioperatória
  Fibras em NE
 
  Nutrirepórter
 
  Enquete
  Cartas
  Agenda de eventos
  Ajuda
  Fale Conosco
 
  Quem Somos
  Mapa do Portal
 
  ICNSO
  GANEP
 

 
 
 


(Atualizado em 16/02/2012)

Convocação Extra para Residência em Nutrologia



   
Antioxidante diminui estresse oxidativo induzido por dieta rica em gordura
Estudo realizado em camundongos adicionou 0,1% de ácido lipoico em dieta contendo 17,5% de gordura saturada 

 mais»

   
Quais são os benefícios dos polifenóis do cacau?
Estudos epidemiológicos sugerem que o consumo de chocolate, com altos teores de cacau (>60%), pode trazer alguns benefícios para a saúde humana reduzindo a pressão arterial e a incidência de doenças cardiovasculares.
 
Os potenciais efeitos benéficos do chocolate com alto teor de cacau na saúde vascular são devido à elevada quantidade de antioxidantes fenólicos. Os principais compostos fenólicos presentes no cacau pertencem à classe dos flavonóis, como: catequina, epicatequina e procianidinas. Outros compostos também são encontrados no cacau, incluindo ácidos hidroxibenzoicos (gálico, seríngico, protocatequínico, vanilínico), ácidos hidroxicinâmicos e análogos (cafeico, ferúlico, cumárico, clovamida), flavonas (luteína e apigenina) e flavononas (naringerina).

 mais»
(16/02/2012)



 Você concorda com a decisão da Anvisa em proibir a venda de inibidores de apetite do tipo anfetamínico e restringir ainda mais o uso da sibutramina como medicamento para o tratamento da obesidade?
 Sim, concordo totalmente. Esses medicamentos podem trazer sérios efeitos colaterais e estavam sendo prescritos de maneira abusiva.
 Concordo apenas parcialmente, pois acredito que alguns pacientes poderiam se beneficiar com esses medicamentos quando prescritos adequadamente.
 Não, discordo totalmente. Esses medicamentos são fundamentais para o tratamento da obesidade.
 Ainda não sei opinar, preciso entender melhor essa questão.
 
(16/02/2012)
Assinale uma das opções abaixo:
 sou nutricionista
sou biólogo
sou enfermeiro
sou médico
sou farmacêutico
sou membro da indústria
sou técnico em nutrição
outros
 
 
Nutrição Oral - Data de Publicação: 17/02/2012 (Sexta-Feira)

 
Quais as recomendações atuais de hidratação venosa no pós-operatório?
 
A terapia de hidratação perioperatória é importante no controle do paciente cirúrgico. No entanto, a reposição exagerada de fluidos intravenosos no perioperatório está associada a graves complicações (1). Nesse contexto, protocolos multimodais como o ERAS (2) e o ACERTO (3), verificaram que a restrição de fluidos intravenosos pode acelerar a recuperação pós-operatória.

Um estudo randomizado multicêntrico realizado na Europa mostrou a importância do protocolo específico de restrição hídr
 
ica na diminuição da morbidade pós-operatória quando comparado a protocolo convencional de infusão intravenosa. No estudo, capitaneado por Brandstrup, o grupo com infusão liberal ganhou mais peso corpóreo e apresentou mais complicações que o grupo com restrição hídrica (4). Depreende-se que existe relação clara entre excesso de volume administrado por via intravenosa e aumento de peso corpóreo, maior tempo de internação, complicações pulmonares e sépticas (5,6).

A abreviação do jejum ...
 
 
 mais»

 

 


 
 




In compliance since 2001




 
 
Copyright by Nutritotal. Todos os direitos reservados.     Tecnologia : Fermo Sistemas .     Design gráfico : Junco Estúdio Gráfico    Videos : PW Video Server